Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inova RS: confira as novidades de setembro da região Sul

Publicação:

Informativo Inova RS região Sul
Informativo Inova RS região Sul

Pelotas Parque Tecnológico completa cinco anos 

No dia 16 de setembro, o Pelotas Parque Tecnológico comemorou meia década de atividades. Foi através da consolidação de ações de parceria entre as esferas do poder público, a academia e a iniciativa privada, que o município de Pelotas se tornou um polo em Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologia em Saúde e Indústria Criativa.

O Pelotas Parque Tecnológico tem como foco principal o desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras para a região Sul e para o mundo. Atualmente, 63 empresas atuam no Parque, sendo 23 delas instituições parceiras. Ao todo, a iniciativa gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.

Segundo a diretora executiva do Parque, Rosâni Ribeiro, “nestes cinco anos de atividade, mesmo passando por tantos desafios com a Covid-19, vimos empresas e entidades que não pararam de crescer neste espaço e que contribuíram para minimizar os efeitos da pandemia e, com isso, estão mudando toda a região com inovação e tecnologia”.

A cerimônia de comemoração do aniversário do Pelotas Parque Tecnológico contou com a presença de diversas autoridades, como a prefeita Paula Mascarenhas, o vice-prefeito Idemar Barz, o deputado federal Daniel Trzeciak, o vice-presidente da Câmara de Vereadores Paulo Coitinho e os reitores da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Católica de Pelotas e do Instituto Federal Sul-rio-grandense, dentre outras autoridades.

Foto tirada de cima com um semi círculo de pessoas à direita e uma mulher falando ao centro.
O Pelotas Parque Tecnológico completou cinco anos em setembro. - Foto: Divulgação
Startup Lab inicia rodadas de pitchdays na região Sul

Nos dias 15 e 16 de setembro, cinco empresas da região Sul, com desafios comuns com foco em Recursos Humanos, Tecnologias Emergentes, Gestão Industrial e Sustentabilidade, participaram das rodadas de negócios entre empresas e startups.

Os pitchdays, como são chamados, ocorrem para que as startups apresentem os seus projetos, destacando a sua capacidade de operação e de resolução dos desafios propostos, enquanto as empresas-âncora recebem contatos e oferecem feedback para as startups participantes. Este momento de matchmaking é o último do ciclo no âmbito da SICT. As próximas etapas acontecem diretamente entre as startups e as empresas participantes. A região Sul contou com 10 desafios e 38 soluções, propostas por 25 startups.

Visando a apoiar as ações de suporte à inovação aberta, a região Sul participou do Edital FAPERGS 04/2021 Programa Startup Lab. A região teve duas propostas habilitadas "Projeto para Estímulo da Cooperação Empresarial para Implantação de Projetos de Inovação Aberta no Ecossistema de Inovação da Região Sul", sob a coordenação do professor Felipe de Souza Marques, e “Capacitação de gestores em Patologia de Sementes de soja: métodos oficiais e inovadores”, sob a coordenação da professora Cândida R. Jacobsen de Farias, ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Região Sul promove I Jornada de Inovação no Agro

A região Sul foi protagonista na estreia da participação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT) na 44ª edição da Expointer, com a live de abertura da I Jornada de Inovação no Agro, que foi transmitida ao vivo pela página da SICT no Facebook.

O evento teve como tema “Agro Inova: Oportunidades com a EMBRAPII” e teve como convidados Luís Avila e Maurício Oliveira, que são diretores da unidade Embrapii da UFPel Inovagro.

O secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, fez parte do painel e destacou o papel preponderante que a inovação tem junto ao agronegócio. “É muito importante que a gente construa essa cultura de parceria e de transferência de conhecimentos em um ambiente extremamente aberto, porque esta é a característica da inovação e do modelo de desenvolvimento que nós temos atualmente”. Lamb ressaltou, ainda, a função do programa da secretaria INOVA RS, que atua justamente neste sentido, buscando fomentar uma mudança cultural para se perceber a necessidade de ir além dos muros da academia, do governo e das empresas.

Mediando o evento junto da jornalista Isadora Vilanova, a gestora do INOVA RS Crislaine Barcellos explicou que a Jornada de Inovação no Agro é uma iniciativa em conjunto das regiões do INOVA RS que tem o agro na sua visão de futuro. “Com essa ação queremos conectar produtores rurais, agroindústrias, startups, universidades, setor público e sociedade e despertar a cultura da inovação, mostrando soluções inovadoras aplicadas à cadeia com vistas à sustentabilidade e à competitividade do agro gaúcho.” 

Perdeu o evento? Confira a transmissão na íntegra: https://cutt.ly/InovacaonoAgro

Ecossistema Regional de Inovação envia propostas para o Edital Inova 2021

Dia 19 de setembro foi o prazo final para o envio de propostas para o Edital Inova 001/2021, que prevê a destinação de R$ 4 milhões para fomentar os projetos dos Ecossistemas Regionais de Inovação, sendo previsto R$ 500 mil para os projetos da região Sul.

O Ecossistema Regional de Inovação enviou três propostas prioritárias alinhadas à visão de futuro da região, sendo estas: “Hub de Inovação em Inteligência Artificial”, “Programa de Aceleração Tecnológica de Pequenas, Médias Empresas e Startups da Região Sul” e “AGROBIOTEC: Spin-offs de biotecnologia como catalisadores da inovação tecnológica da região Sul do RS”. Os projetos habilitados receberão, além de fomento, o acompanhamento atento dos comitês locais, gestores da Inovação e Tecnologia e da SICT.

Startups do Agro são destaque no Insight Sul 2021

“SEBRAE Like a Boss” foi um dos desafios do Insight Sul 2021 para as startups, com destaque para as startups do agro Green Next e Nuinset, que receberam primeiro e segundo lugar respectivamente.

A Green Next é uma startup de Rio Grande que gera informações de monitoramento, custo e eficiência produtiva através de sensoriamento remoto, automação de bombas, comportas e barragens para auxiliar na tomada de decisão do produtor. A Nuinset é uma startup de Pelotas dedicada à produção de insetos para nutrição e saúde animal.

Foto de dois homens com uma placa ao lado
Nuinset - Foto: Crislaine Barcellos

Dois homens de pé com uma televisão ao fundo
Green Next - Foto: Divulgação

Save the date

Participe do Inova-Município, uma iniciativa do programa INOVA RS na região Sul em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O Inova – município consiste em um evento online com ciclo de palestras, que tem como objetivo promover o empreendedorismo digital como estratégia para impulsionar a criação de negócios virtuais, alavancar as vendas, reduzir custos e gerar melhoria nos serviços de produtores, comerciantes e empresas da região Sul.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia