Startup Lab lança segunda etapa do programa
Publicação:

O lançamento da segunda etapa do método Startup Lab + Hélice para as regiões ‘Metropolitana e Litoral Norte’, ‘Serra e Hortênsias’, ‘Campanha e Fronteira Oeste’, ‘Noroeste e Missões’, ‘Central’, ‘Produção e Norte’ ocorreu na tarde desta terça-feira (20) no formato online. O evento contou com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e de representantes de apoiadores do programa.
A inovação aberta teve destaque na fala de Lamb, que salientou a missão do Startup Lab de ser um facilitador para a modernização, para o crescimento e para a transformação da matriz econômica do Estado. “Queremos que o Rio Grande do Sul, cada vez mais, tenha essa cultura empreendedora e inovadora”, explicou. O secretário também destacou a importância de fomentar a cultura de aproximação do “matching”, quando diferentes entidades são conectadas em prol da agregação de conhecimentos variados.
Na sequência, Daniel Ely, representando a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), o Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) e a Randon, destacou a capacidade do programa em reter os talentos de cada região. “Esse é um movimento de pessoas que acreditam na inovação e no potencial que a inovação tem para transformação se colocada no centro da estratégia de desenvolvimento das cidades e das regiões.”
Thomas Job Antunes, do Instituto Hélice, ressaltou a capacidade do projeto em impactar positivamente, através da tecnologia e da conexão com outros atores, a cultura de uma empresa e, consequentemente, de uma região. “Com o programa, temos a capacidade de reter e formar talentos, e assim formar regiões e um Estado competitivo.”
O representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), André Vanoni Godoy, comentou sobre o caráter colaborativo do Startup Lab, que, ao seu ver, é a característica mais importante nos ambientes de inovação. Afirmou ainda, ser por meio da inovação “que se consegue dar velocidade para o desenvolvimento de setores estratégicos no Estado.”
Falando em nome da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP), Artur Roberto de Oliveira Gibbon, celebrou a interação entre instituições gerada pelo programa e destacou a capacidade do Startup Lab de levar inovação por todo o Estado. “A união da economia tradicional com a inovação por meio das startups é um grande sonho que vem se tornando realidade”, compartilhou.
Fechando o evento, Francisco Hauck, que representou a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL), destacou a tecnologia como um recurso a ser usado por toda a sociedade visando a um futuro com mais igualdade e oportunidades. Para ele, “a difusão da cultura da inovação é necessária para que as pessoas entendam que a tecnologia deve fazer parte da rotina.”
Perdeu a cerimônia? Confira a gravação aqui.