Mapeamento

O Rio Grande do Sul possui uma infraestrutura de inovação como um grande diferencial competitivo, nacional e internacionalmente. No mapeamento dos atores do ecossistema gaúcho, é possível visualizar onde eles se localizam, o que fazem e como contatá-los. Com investimentos do Governo do Estado que totalizaram R$ 158,9 milhões entre 2009 e 2018, foram apoiados dezenas de projetos de polos tecnológicos, parques científicos tecnológicos e incubadoras de empresas de base tecnológica. Todas as regiões do Estado contam hoje com ambientes de apoio ao empreendedorismo e de interação entre a pesquisa realizada nas universidades e o setor produtivo.
O sistema de inovação gaúcho em números:
-
16 parques científicos e tecnológicos
-
43 incubadoras
-
27 polos tecnológicos
-
30 instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs)
-
54 núcleos de inovação tecnológica (NITs)
-
141 instituições de ensino superior
-
8 Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia
-
6 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)
Neste espaço é possível acessar também o mapeamento do Ecossistema de Inovação em Alimentos e Bebidas no Rio Grande do Sul, que possui o objetivo de auxiliar empresas do setor na busca por parcerias para o desenvolvimento de produtos premium inovadores. A ferramenta permite agilmente localizar associações e instituições de fomento, de regulação, de ciência e tecnologia. Esta ação, realizada em conjunto pelos projetos Produtos Premium e Observatório da Inovação, é o primeiro levantamento setorial realizado pela Secretaria. Para acessá-lo, clique aqui.
Também é possível acessar o mapeamento Iniciativas da Industria 4.0 no RS, que visa ter um panorama da implantação dessas tecnologias no Rio Grande do Sul e divulgar casos reais de manufatura avançada. Esta iniciativa é uma parceria entre a Rede RS Industria 4.0 e a Secretaria, através dos programas Techfuturo e Observatório da Inovação. Para acessá-lo, clique aqui.
É possível ainda, visualizar dados geolocalizados sobre o Rio Grande do Sul na plataforma Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede), organizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Na plataforma, é possível cruzar diferentes dados do Estado através da sobreposição de mapas, constituindo uma importante ferramenta para pesquisas.
Clique nos links abaixo para saber mais sobre os atores do ecossistema gaúcho.